Projetos


Rádio Escola
 
A escola de EEB Santa Cruz mantem o projeto Radio escola, um projeto pioneiro na região e hoje já tem o reconhecimento de toda a comunidade escolar pela sua importância dento do contexto educacional. É um instrumento imprescindível na construção do conhecimento. Visa como objetivo proposto estimular a comunicação, estreitar relações, entreter e acima de tudo a disseminar informação entre os alunos.
        A rádio CESC (nome adotado para a emissora) tem alcance local e suas ondas atingem no máximo 600 metros e entra no ar somente no horário destinado ao recreio dos alunos e professores e no horário de convivência. Os comunicadores preparam as matérias e selecionam as músicas antes da programação entrar ao ar, a então chamada de pauta do dia. A transmissão dura tempo suficiente para o grêmio estudantil, a direção, a APP veiculem as informações pertinentes ao dia a dia da escola.
        Os professores contribuem com matérias diárias e ajudam na elaboração dos textos e as noticiam mais importantes da região de do país que integram o bloco diário do espaço destinado ao jornalismo. Os alunos participam ao vivo em links diretos na programação com alôs e recados para a galera.
Periodicamente a emissora promove entrevistas com os professores e quando possível com pais que frequentam o educandário. Nessa ocasião os locutores exercitam o português e a comunicação social aperfeiçoando a dicção e a fluência verbal.
A emissora também atua na prestação de serviços, por exemplo, achados e perdidos, recados de utilidade publica, possibilidades de emprego, estágios, dedicatórias musicais e informações sobre eventos culturais que acontecem no município.


 Projeto Passarinhando

 
Tem como objetivo proporcionar ao educando maior conhecimento e interação, ambiente e biodiversidade. Ele conta com uma equipe de alunos o qual faz a observação de aves, bem como sua identificação. Esta equipe  já levantou a existência de 50 espécies diferentes de aves na área de preservação do Colégio, todas estão devidamente documentadas em mídia digital (fotografias). O projeto visa o aumento da consciência ambiental, não só dos alunos, mas da comunidade escolar e da sociedade como um todo, através de exposições de fotos e palestras.
Projeto Bosque da Erva-Mate

A ideia do projeto nasceu do interesse da comunidade escolar em oferecer aos seus alunos e aos discentes das demais escolas, um espaço capaz de promover o conhecimento da espécie arbórea Ilex Paraguariensis, desde o seu plantio até o seu desenvolvimento na fase produtiva. A importância  a espécie para a nossa gente, exigia um espaço específico onde pudesse concentrar  todas as informações a respeito exemplar que pode ser considerado histórico  para a nossa gente e para o nosso estado, dado a sua relevância no desenvolvimento econômico e social da população.
O projeto inova quando concentra a erva-mate in-natura e cria para ela um bosque em um local de fácil acesso e em espaço escolar. Quando concentra informações científicas e técnicas a respeito da árvore que promoveu tanto extrativismo na região alavancando o nosso desenvolvimento. Ao concentrar informações valiosíssimas sobre o valor nutricional da Ilex Paraguariensis, contada em painéis ilustrados e fixados na própria área destinada ao bosque, concentrando valiosas informações para estudantes e professores. Inova quando se torna o único projeto a contemplar um educandário com uma ação ecológica de tanta profundidade.

Projeto Arboreto

Trabalha com os alunos a recuperação de uma área da Unidade Escolar que encontrava-se danificada. Criando um laboratório multidisciplinar ao ar livre com o plantio de espécies nativas e frutíferas. Com esse projeto foi possível conquistar novos valores relacionados ao meio ambiente. Com isso os pais e comunidade podem optar pela trilha como um espaço para suas atividades de lazer, exercícios físicos, especialmente pela sua localização, tranquilidade e beleza histórica cultural.

Projeto Sabão Ecológico

É uma ação de grande repercussão social. Além de evitar o derramamento do óleo saturado em solo fértil, contribui também para o aumento da renda das famílias que produzem o sabão de forma artesanal. A captação do resíduo é feita pelos próprios alunos que visitam os estabelecimentos comerciais que utilizam a substância e promovem a coleta dos recipientes que armazenam o óleo. Na escola eles são armazenados de forma segura até que sejam transformados em sabão. O processo é simples, mas exige atenção e cuidado no manuseio dos produtos químicos. Após a reação a massa é cortada em pedaços que são colocados na linha de secagem de onde saem prontos para o consumo. Todo processo é acompanhado por professores que orientam os alunos. Nada é feito sem antes os discentes estejam paramentados com equipamentos de segurança.
 A ideia em desenvolver tal ação nasceu da participação de professores e alunos em palestras, seminários e fóruns organizados pela Rigesa, parceria incondicional da EEB Santa Cruz e árdua defensora da preservação do meio ambiente. 

Projeto Adoção da Praça do Contestado

A escola adotou a Praça do Contestado pela sua importância histórica. Com a adoção daquele logradouro público os professores da área de humanas dispõe de instrumento para motivar mais ainda os alunos a se interarem do episódio épico que gerou o conflito armado na nossa região. A proximidade da escola também foi um dos motivos que motivaram a adoção, pois facilita o deslocamento de alunos e professores até o local da praça. A adoção da praça mostra também a preocupação do educandário em contribuir para com a comunidade na preservação e no embelezamento de nossos logradouros públicos.