História
Até a década do século XX, o município de Canoinhas estava desprovido de um curso ginasial para meninos. Por isso, era necessário enviá-los para outras cidades.
Disciplina, estudos sérios, educação integral, ensino religioso e boa organização deram fama ao Internato do Colégio Paranaense e respaldo para que um educandário dessa referência fosse inserido no município de canoinhas. Sem dúvida, ensino qualificado foi à peça fundamental para a solicitação da vinda dos educadores maristas a Canoinhas.
No início de 1947, o Sr. Francisco e o vigário Arnulfo estabeleceram os primeiros contatos com os maristas, no intuito de trazer os educadores para o município. E, na data de 29 de maio de 1947, o Jornal "Correio do Norte", em sua primeira edição, publicou a minuta da Ata de Criação do Ginásio de canoinhas, com o seguinte texto:
Realizou-se domingo passado uma grande reunião no salão Cristo Rei para tratar da fundação de um ginásio. Falou Sr. Dr. Osvaldo de Oliveira, decano dos Médicos locais, fazendo um retrospecto da vida de canoinhas desde sua chegada aqui. Sem paixão, sem partidarismo vesgo, referiu-se ao trabalho dos grandes homens que tudo fizeram por canoinhas. Bom discurso.
Em seguida, deu-se como fundado, entre aplausos vibrantes, o futuro ginásio.
No ano de 1948, em salas emprestadas junto ao instituto sagrado Coração de Jesus, iniciou-se as aulas do estabelecimento em ensino masculino que dotou o nome de "Ginásio Santa Cruz".
Tendo como entidade mantenedora a União Catarinense de Educação, era propriedade da Congregação dos Irmãos Maristas, que tinha personalidade jurídica de direito privado. Iria manter regimes de externato e de internato, a critério da diretoria, e as aulas seriam em dois turnos: matutino e vespertino.
No dia 30 de agosto de 1952 foi encaminhado à Inspetoria Seccional o Relatório de verificação prévia do Ginásio "Santa Cruz", para fins de funcionamento condicional, aceito sem restrições. Finalmente, no ano de 1959, ocorreu a inauguração definitiva do prédio; após onze anos de espera o sonho se tornou realidade. Depois de 23 anos servindo a comunidade canoinhense, os os irmãos Maristas decidiram se afastar definitivamente da cidade. Em 07 de julho de 1970, o Ginásio "Santa Cruz" passa a ser propriedade do Governo do Estado de Santa Catarina, com a denominação de Colégio Estadual Santa Cruz.
Assinar:
Postagens (Atom)